O que é pasteurização da cerveja?

Processo de pasteurização

Você tem alguma ideia do que é esse processo? Já tem alguma noção para que serve ou qual seria o seu objetivo? Veremos aqui neste material todos os detalhes do processo de pasteurização e os seus pontos positivos e negativos aplicados no ramo cervejeiro. Boa leitura!

No século XIX, Louis Pasteur notou que a fermentação de uma cerveja, por exemplo, era motivada através de micro-organismos. Entretanto, percebeu-se que através da variação de temperatura conseguiria eliminá-los.

“Fermentação é o processo o qual a matéria orgânica é degradada, liberando energia química e produzindo moléculas que serão utilizadas em reações do organismo”. Biologia Net.

Portanto, com objetivo de eliminar a levedura presente na cerveja, por exemplo, é preciso variar a temperatura, dentro de uma faixa de atuação específica e com duração característica, atuando na diminuição dos micro-organismos presentes no produto.

A pasteurização pode ser aplicada em diversos tipos de alimentos, assim como na cerveja. Inclusive essa é uma das diferenças entre:

CHOPE x CERVEJA

Abrindo um parêntese no texto para contextualizar sobre a diferença entre chope e cerveja, o qual não foge do conteúdo. Entendemos que, primeiramente, a palavra “chope” é derivada da língua alemã, a qual refere-se a unidade de medida, em que o livro Larousse da Cerveja nos mostra que a palavra vem de “schoppe“, que significa “copo de meio litro”.

A língua portuguesa adota a palavra “chope” como correta, mesmo diante do costume e escrita com a terminação na letra “p”, inclusive existem outras marcas por aí que adotam a palavra “chopp” em sua embalagem, sendo que é cerveja. O que recomendamos é o seguinte… Toma logo dois copos e chama um de “chope” e outro de “chopp“, para não ter problema na escrita! hahaha.

Agora, adiantando para a diferença entre Chope x Cerveja, distinguimos os dois por meio do processo de pasteurização, já que o chope é um produto fresco, sem aditivos ou conservantes, ele não passa por esse processo, diferente da cerveja.
A cerveja é pasteurizada com objetivo de eliminar a levedura, mediante a variação de temperatura, acrescido de aditivos que nessa conjuntura fazem a cerveja durar meses em uma prateleira de supermercado, por exemplo.

O fato do chope não passar pelo processo de pasteurização, não ter o acréscimo de aditivos ou conservantes, já notamos uma distinção na validade desse produto quando permanece a temperatura ambiente, o qual precisa ter uma rotatividade maior comparado a cerveja, já que o chope não consegue ficar semanas em exposição sem estar devidamente conservado em uma câmara fria.
Notamos que logo após uma semana, com o barril de chope em temperatura ambiente, existe uma diferença no sabor, sendo que, essa diferença no sabor é devido ao prazo de validade do chope, mas no caso da cerveja, a diferença no sabor se dá pelo processo de pasteurização.

RESSACA

A chance de ter ressaca após beber Chope é menor comparado a quando se bebe Cerveja, justamente por causa do processo de pasteurização e acréscimo de aditivos na cerveja, distinto do chope que não sofre esse processo e permanece como um produto fresco. Além dessa distinção, o que deve ser considerado como fator determinante para a ressaca é a quantidade de álcool ingerido, pois prevalecerá em meio aos vários fatores, o organismo da pessoa que está bebendo, já que uns aguentam mais que outros.

De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool:

“A ressaca é uma ‘combinação de sintomas mentais e físicos que podem ser experimentados no dia seguinte a um episódio de consumo de álcool, começando quando a concentração de álcool no sangue (CAS) se aproxima de zero’. A causa desses sintomas é atribuída, principalmente, ao acetaldeído, principal produto da metabolização do álcool.”

Essa tabela também foi retirada do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool.

Portanto, sempre é muito importante deixar registrado que evite o consumo excessivo de álcool e beba com moderação!

O PROCESSO DE PASTEURIZAÇÃO

Logo, podemos entender que o processo de pasteurização pode ser considerado um método de conservação, que através da variação de temperatura, liquida o micro-organismo presente nos produtos e os conserva por mais tempo. Sendo assim, após a conclusão da leitura, você tem o entendimento de que o processo pode ser positivo ou negativo dependendo do objetivo e produto ao qual é aplicado. No caso do Chope, temos a ausência desse processo como algo que agrega para a permanência de um produto fresco, por outro lado, temos esse processo na Cerveja como algo que vai interferir um pouco no sabor e também na validade, devido a necessidade da cerveja ficar exposta por semanas a temperatura ambiente, sendo algo que influenciará comercialmente.

Diante do que conseguimos estabelecer no texto, fica o questionamento de qual será a sua escolha… E aí?! Já tem um preferido? Prefere um produto pasteurizado ou não?

Interage com a gente nas redes sociais!
Instagram: @cervejariaoktosnatal.

Rolar para cima