Chope & Gastronomia
Quais comidas harmonizam com cada estilo de chope?
![](https://cervejariaoktos.com.br/wp-content/uploads/2023/10/MOCKUP-1Att-1024x723.png)
Não vai me dizer que quando saiu com os(as) amigos(as) para um barzinho nunca bateu aquela dúvida do que pedir para comer enquanto degustava um chope gelado?! Ou tentou se aventurar na cozinha, inventando sua própria receita e utilizando até um chopezinho como ingrediente, hein?!
O que harmoniza bem com o chope que você está tomando?
O mundo cervejeiro nos possibilita uma infinidade de elaborações de pratos como também a harmonização com diferentes tipos de comidas.
Agora você pode conferir por aqui as melhores combinações culinárias com o chope.
![](https://cervejariaoktos.com.br/wp-content/uploads/2023/10/MOCKUP-2Att-1024x723.png)
Atuações culinárias
Imagine-se na cozinha, preparando o seu prato preferido… Você fala: “Alexa, tocar minha playlist de favoritas!”. Ai ai, tudo no clima perfeito com seu par romântico, até você perceber que o que é bom pode ficar ainda melhor! Exatamente o que você está pensando… Desfrutar do chope como um dos ingredientes pode ser algo fascinante, mesmo acreditando que ainda é pouco explorada por nós, aventureiros da culinária.
Com uma gastronomia de um país como o Brasil, que é tão diversa e característica de cada região, temos a possibilidade de criar desde uma salada Waldorf na cerveja Witbier, em que o clube do malte apresenta o seu modo de preparo da seguinte forma:
“Comece higienizando as folhas, o salsão e as maçãs. Então as pique em pequenos pedaços junto do talo de salsão sem as folhas. Coloque essa mistura em uma tigela e adicione a cerveja Witbier. Entre com o iogurte, as nozes e para finalizar, as folhas de alface. Acerte no sal e pimenta, misture bem e sirva em uma travessa retirando o excesso de molho“.
Até chegarmos no churrasco, com a cerveja utilizada tanto para molhar as palavras, como também podendo ser para temperar e deixar a carne mais macia. Segundo o Luis Celso Jr. do cervejar.com a vantagem de usar cerveja está ligada primeiro à sua acidez, mais neutra em termos de aromas, […], outra vantagem está em incorporar sabores da cerveja ao preparo.
Historicamente a cerveja nunca foi uma bebida com sinônimo de elegância e nem presente nas mesas das grandes autarquias… Esse lugar sempre foi mais ocupado pelo vinho, devido a ligação entre a vinicultura e a alta cozinha.
Entretanto, a cerveja pode ser bem mais notável que o vinho através da sua multifuncionalidade, pois vai depender do(a) mestre cervejeiro(a) em criar os produtos com características específicas, além das diversas acentuações de “IBU”, cremosidade, refrescância e aroma, assim, abrindo margem para as possibilidades de combinações e harmonizações.
Segundo Ronaldo Morado, autor do livro Larousse da Cerveja, para um melhor aproveitamento dos casamentos culinários com cerveja é de extrema importância prestar atenção aos ingredientes usados na preparação dos pratos, pois o tempero pode interferir no resultado organoléptico e assim abrir a possibilidade de reduzir ou reforçar características da bebida e, às vezes, até produzir novos e surpreendentes sabores.
E ele ainda completa: “O álcool intensifica a sensação de calor provocada pelas comidas apimentadas”, sendo assim, é interessante que a harmonização seja feita com um chope de baixo teor alcoólico.
Portanto, entendendo que existem diferentes características de cervejas e uma gama enorme de possibilidades, tanto para fabricá-las como para harmonizá-las, vamos ter agora uma noção que, além da cerveja possuir a possibilidade de torna-se um ingrediente da comida, podemos também combinar a cerveja/chope com um prato característico. De acordo com a particularidade de cada estilo de cerveja/chope sugerimos a culinária que melhor combina. Logo, fiquem ligados nas recomendações a seguir.
PILSEN TRADICIONAL
ABV: 4,9%; IBU: 12.
O chope Pilsen Tradicional é um lager, com espuma convidativa e cremosa, leve, refrescante e notas suaves de lúpulos.
Harmonização sugerida: Arroz branco com pescada branca assada, com queijo parmesão light, salsa e cebolinha.
PRIMA PURO MALTE
ABV: 5%; IBU: 18.
O chope Prima puro malte é do tipo lager, de caráter limpo, refrescante e levemente maltado. Possui aroma de cereais e notas suaves de lúpulos alemães.
Harmonização sugerida: Filé de peito de frango empanado na farinha e misturado no creme que leva parmesão ralado, creme de leite, extrato de tomate, páprica, açafrão, orégano, tomilho e sal.
AMERICAN IPA
ABV: 6,5%; IBU: 50.
O chope American IPA é muito aromático e equilibrado, com notas de lúpulos cítricos e florais.
Harmonização sugerida: Carne vermelha assada na brasa ou pode ser também um arroz branco com salmão ao molho de maracujá acompanhado de uma salada de rúcula.
Sendo assim, após ter um breve e resumido entendimento sobre Chope & Gastronomia, você já tem um norte do que pedir quando for no barzinho e estiver tomando um chopezinho gelado. E aí… Qual vai ser o seu pedido do dia?
Interage com a gente nas redes sociais!
Instagram: @cervejariaoktosnatal.